domingo, 20 de março de 2011

18/03/2011, FIM DA PRIMEIRA SEMANA

        Hoje, houve uma palestra sobre drogas e seus malefícios. Bem interessante para uma escola repleta de adolescentes  na idade de descobertas. Muito bem vinda mesmo. Não sei como foi a palestra pela manhã, pois só estive na escola no período da tarda. Espero que pela manhã tenha sido mais proveitosa. Pois pela tarde foi um desastre.
        Alguém pode está pensando que o motivo do desastre foram os alunos. Ledo engano! Antes de começar os trabalhos, a palestrante teve alguns problemas com o material, e os alunos, claro, ficaram à vontade. Isso irritou a moça que, ao dirigir a palavra, disse que era policial civil, numa clara atitude de intimidação. Aquelas palavras surtiram efeito contrário nos alunos, que continuaram a brincadeira. Um aluno me cutucou e comentou: "Por que todo policial é besta!". Como não Conseguia a atenção da plateia, a policial pediu que quem não quisesse ouvir se retirasse, afirmando que se não fosse atendida, ela mesma iria lá e os colocaria para fora. Metade da sala saiu, contrariando todo o objetivo do trabalho, pois boa parte dos que se evadiram precisam de cuidados devido ao seu envolvimento com as drogas ou por está muito próximo a elas. Os que ficaram são bons alunos e boas alunas, ou alunos e alunas mais ajustados, os quais não precisam e jamais precisarão desse tipo de palestra. Ainda é bom lembrar que a policial civil ficava a todo instante lembrando que para ela não importava se os meninos e meninas usavam, vão usar, ou não drogas. Ela estava apenas realizando um trabalho. 
       Aquilo que deveria ser um serviço para a comunidade escolar acabou sendo um tremendo deserviço. Seria bom que esse pessoal acostumado com truculência, ao se oferecer ou ser convidado para dirigir uma palestra desse quilate, tivesse um preparo pedagógico antes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário